O GRUPO FATO
(CURITIBA, PR)

 

O FATO existe desde 1994. Tempo suficiente pra inventar uma sonoridade única, reconhecida por críticos no Brasil e no exterior, consolidada ao longo de 7 discos, 10 montagens de shows, um DVD, um livro de partituras e... muito trabalho!

 

DESCRIÇÃO

 

Na cena musical brasileira há duas décadas, o Grupo produz uma música popular urbana que acolhe e transforma influências de diversas fontes e vertentes musicais – que vão das culturas tradicionais regionais às exóticas, das antigas às atuais - que o grupo usa para elaborar arranjos para canções e sotaques de grandes poetas do Paraná e do Brasil.

Uma das características marcantes do FATO é a exploração de combinações sonoras pouco usuais como, por exemplo, os sons extraídos dos tamancos do fandango paranaense combinados com instrumentos, objetos, intervenções eletrônicas, programações, samples, efeitos e processamentos. Os tamancos (e a Tamancalha*) são também usados como instrumentos de percussão em levadas distantes das marcas de fandango tradicionais.

 

Além dessa gama de timbres e fontes sonoras, a marca registrada do grupo é a sua maneira peculiar de trabalhar com o material musical e com a produção poética de diversos artistas da cena independente – uma proposta que, ao longo do tempo, conferiu ao FATO o reconhecimento da crítica especializada e do meio artístico.

Só ouvindo pra entender porque nenhum rótulo colou no FATO até hoje!

 

(*) Tamancalha: instrumento inventado por Ze Loureiro Neto, é um batedor de tamancos, construído sobre uma caixa de madeira. Um mecanismo dividido em dois pegadores, cada um atrelado a um grupo de tamancos, torna possível “tamanquear com as mãos” produzindo um som semelhante ao de 3 tamanqueadores.

O FATO é:

GRUPO FATO ® TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.